BEBÊ E AR CONDICIONADO – COMBINAÇÃO SEGURA?

BEBÊ E AR CONDICIONADO – COMBINAÇÃO SEGURA?

Em dias quentes para fugir das altas temperaturas e do incômodo em estar em locais abafados, muitas pessoas se rendem ao ar condicionado. Mas o que fazer quando se tem um bebê em casa? A primeira coisa, a saber, é que o ar condicionado não está proibido se existe um recém-nascido em casa, mas alguns cuidados se tornam primordiais.

Sabemos que a saúde dos pequeninos é mais frágil que a nossa, devendo receber maior atenção e cuidado quanto ao calor em excesso e refrigeração. Para ajudar papais e mamães de plantão a utilizar o ar-condicionado sem prejudicar a saúde do bebê, listamos alguns cuidados especiais que vocês devem ter ao usar o aparelho. Confira!

  1. Aparelho de qualidade – É essencial que o aparelho tenha uma boa qualidade, que seja frequentemente higienizado e hoje no mercado existem até opções que prometem filtrar até 80% das bactérias e fungos, o que pode melhorar as condições do ar e prevenir as crianças de processos alérgicos.
  2. Temperatura ideal – A temperatura ideal para não prejudicar a criança deve estar entre 23°C e 27°C. O recém-nascido pode dormir no ar condicionado desde que estes cuidados sejam respeitados, mas o ideal é que o ar seja resfriado previamente na temperatura de até 25°C e ao levar a criança para o quarto, o aparelho pode ser desligado.
  3. Limpe os filtros toda semana – A limpeza dos filtros do ar condicionado é fundamental para a saúde de toda família, afinal, são eles os responsáveis por eliminar eventuais sujeiras e toda poeira do ambiente. Logo, o filtro limpo proporciona melhor qualidade de ar. A dica é que o aparelho do ambiente do bebê precisa ter o filtro limpo pelo menos uma vez por semana, prevenindo-o de doenças respiratórias.
  4. Nunca direcione o ar para o bebê – Em hipótese nenhuma, deixe o ar direcionado ao bebê. No momento da instalação do ar-condicionado no quarto do bebê, fique atento a posição do ar-condicionado e do berço. O ideal é que o aparelho nunca seja instalado em cima do berço.
  5. Choque de temperatura – Quando estiver muito calor, tenha cuidado ao tirar a criança do ambiente climatizado. O ideal é que você desligue o aparelho um pouquinho antes de tirar o bebê do quarto. Dessa forma, ela se adaptará a temperatura e não sofrerá um choque térmico. Tomar banho quente e ir direto para o ambiente refrigerado é um perigo. Evite transitar entre ambientes refrigerados e não refrigerados. Além disso, não tire as roupas do bebê ou deixe o pequeno com o corpinho ou o cabelo molhado quando o ar estiver ligado.
  6. Deixe o sol entrar – A troca de ar do ambiente deve ser feita pelo menos uma vez ao dia. Por isso, em algum momento do dia, desligue o ar-condicionado e abra as janelas para o ar e o sol entrarem no ambiente.
  7. Use roupas fechadas – Quando o ar condicionado estiver ligado, utilize roupinhas leves, mas que sejam fechadas. Tip-top de algodão com mangas longas e até calças fininhas são importantes para mantê-los protegidos da temperatura que para nós é confortável em ambientes refrigerados, mas para eles pode ser perigosa.
  8. Controle do ressecamento – É inevitável o ressecamento do ar provocado pelo ar condicionado e da mesma forma como os adultos sentem o nariz ressecado, a criança também estará sujeita ao mal-estar. Por isso, alguns artifícios podem ser usados para impedir a retirada total da umidade do ar como: utilização de um umidificador, bacia com água ou uma toalha molhada no local.

IMPORTANTE: Embora a temperatura limite para o resfriamento do ar seja de 27°C, a maioria dos especialistas orienta que durante o dia fique de 24°C a 26°C para que o bebê fique confortável e longe de problemas.

Logo, pode-se concluir que o ar condicionado é primordial nos dias atuais e sua utilização para conforto térmico do bebê requer alguns cuidados, que se respeitados proporcionará um ambiente agradável no calor e que não cause danos à saúde, pelo contrário, oferece mais conforto e bem-estar.

 

Fontes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *