A IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO DE AR DIANTE A PANDEMIA COVID-19

A IMPORTÂNCIA DA RENOVAÇÃO DE AR DIANTE A PANDEMIA COVID-19

A renovação do ar em um determinado local consiste em combinar ventilação e exaustão. É realizada a captação de ar nas melhores condições possíveis do meio externo através de insuflação ou ventilação para o interior do ambiente, e de forma simultânea, se expulsa ou faz a exaustão para o ambiente externo.

A renovação do ar é essencial em ambientes onde circulam muitas pessoas. Essa constante troca do ar, garante oxigenação e umidade, equilíbrio das substâncias, elimina os poluentes, fungos, gases e também, as substâncias nocivas à saúde, além de regular a temperatura do ar, proporcionando conforto térmico para as pessoas dentro de um determinado ambiente, minimizando problemas respiratórios e aumentando a produtividade dos frequentadores.

Além disso, mais do que nunca a qualidade do ar de interiores ganha relevância. Numa situação de proliferação do vírus, a saúde dos ambientes, que por força das circunstâncias precisa continuar ocupados, é primordial, com renovação total do ar e atenção meticulosa à manutenção. Vale lembrar: nunca o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), se fez tão obrigatório.

A renovação de ar em ambientes climatizados e a legislação brasileira

No Brasil é vigente a Resolução RE 09, 2003 – ANVISA, a legislação que estabelece os padrões da qualidade do ar climatizado de locais de uso público e coletivo, onde através de vistorias são avaliados os parâmetros que determinam se um ambiente climatizado se encontra em condições não prejudiciais à saúde pública.

Lembrando que, a taxa de renovação de ar afeta diretamente a qualidade do ar interior, portanto locais de uso público e coletivo devem monitorar a qualidade do ar interior através da Análise de Ar, evitando as multas previstas pela Resolução RE 09 ao desrespeito de seus parâmetros pré-estabelecidos.

A renovação de ar em ambientes climatizados e o combate ao coronavírus

Entidades relacionadas a saúde já alertavam que deixar janelas abertas, afim de promover a renovação do ar interno de ambientes é necessário, mas a renovação também pode ser realizada através de equipamentos de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning), que em português foi traduzida para AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), estes por sua vez, são capazes de renovar e filtrar o ar interno, eliminando as micropartículas do ambiente, tornando o ar que respira mais limpo, ou seja, ajudando a reduzir a concentração de vírus e bactérias no ar interno e, portanto, o risco de transmissão.

A importância da renovação do ar em ambientes industriais

As empresas precisam se preocupar com a renovação do ar em seus ambientes de trabalho. Muitas delas não sabem, mas a falta de renovação do ar nos ambientes industriais pode afetar diretamente no bem-estar, qualidade de vida e na produtividade de seus colaboradores.

A ventilação não traz apenas benefícios para as pessoas que trabalham em ambientes industriais, mas também para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e da infraestrutura como um todo.

Alguns dos principais problemas causados pela deficiência da renovação do ar em casa de máquinas, por exemplo: superaquecimento em compressores, sopradores, condensadores de aparelhos e sistemas de ar condicionado, em mancais e rolamentos de bombas hidráulicas, em máquinas térmicas e motores em geral, concentração de gases e poluentes, entre outros.

A importância da renovação do ar em ambientes escolares

Um ambiente escolar que não possui climatização adequada pode refletir diretamente no rendimento e na saúde dos alunos.

A renovação do ar, a manutenção periódica, a filtragem do ar através de projetos de climatização adequados são itens essenciais para a saúde e o bem-estar dos alunos, que se não forem observados podem gerar consequências como rinite, sinusite, estresse, irritabilidade, sonolência e falta de concentração nos alunos.

Neste contexto, intensificar serviços de manutenção preventiva conforme indicado no PMOC e observar os parâmetros para a qualidade do ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde – ANVISA, a RE-09/2003, são ações que visam garantir a segurança das pessoas. Sendo assim, a verificação de todos os sistemas de renovação e tomada de ar externo, de maneira que estejam limpas, operacionais, com vazões adequadas, filtros de ar em boas condições, bandejas de condensado limpas e com boa drenagem, ventiladores e serpentinas limpos, e em bom estado, assegura que o ar que respirado no  ambiente fechado está adequado às necessidades das pessoas que circulam em ambientes climatizados.

Referências:

https://rioflux.com/a-importancia-da-renovacao-do-ar-em-diferentes-tipos-de-ambientes/

https://www.webarcondicionado.com.br/sistemas-de-renovacao-de-ar-diminuem-concentracao-de-virus-dizem-especialistas

https://www.lbnanalises.com.br/blog/renovacao-de-ar-em-ambientes-climatizados/

http://www.startsc.com.br/limpeza-ar-condicionado-coronavirus-importancia-da-manutencao

RENABRAVA 9 – Renovação de Ar em Sistemas de AVAC-R Para Reduzir o Risco de Contaminação de Pessoas com o Vírus SARS- CoV-2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *