A indústria da refrigeração e ar condicionado teve um enorme progresso ao longo das últimas duas décadas na redução da utilização de refrigerantes com potencial de deterioração do ozônio. Os objetivos iniciais do Protocolo de Montreal, estabelecido em 1987, para a redução de emissões de substâncias que deterioram a camada de ozônio estão sendo cumpridos e superados. Uma outra consequência destas iniciativas está no fato de que nos anos 90 e início do século atual, existia uma incerteza considerável com relação às futuras opções de refrigerantes. Agora, um novo caminho começou a surgir, definido pela agenda global sobre as alterações climáticas e o aquecimento global.
O que é o fluido R-32?
O R-32 é um hidrofluorcarboneto, ou seja, um fluido do tipo HFC. Tecnicamente o fluido tem um nome diferente, HFC-32. Se trata de um fluído refrigerante que opera de maneira equilibrada para não agredir o meio ambiente no processo, ou seja, no que tange um produto de bom custo/benefício, focado em climatizar os ambientes com segurança, seja para condicionadores ou mesmo para um sopro de ar quente nos dias frios, este tem sido um dos produtos mais considerados pelas grandes empresas ao redor do mundo.
O R-32 substitui qual fluido?
No geral, a expectativa é de que ele substitua especialmente o fluido R410A, que é o produto mais ecológico até então. Ainda assim, o mercado e o consumidor têm boas alternativas para manterem seus ar condicionados em funcionamento sem que, com isso, perca-se em eficiência ou consumo energético.
Quais são as diferenças com o fluido R410A?
- O R410A ainda é o fluido refrigerante mais popular e usado no mercado;
- O fluido R-32, diferentemente do R410A, é 100% puro, com facilidades amplas de reciclagem e reutilização;
- O próprio fluido R410A é composto pela mistura de dois gases: o R32 e também o R125;
- A eficiência energética do fluido R-32 é maior do que a verificada no fluido R410A (utiliza menos volume refrigerante por kW)
- A tubulação frigorífica de aparelhos com o fluido R-32 pode ser menor, já que sua capacidade volumétrica é melhor do que a encontrada no fluido R410;
- O fluido R-32 fornece um baixo potencial de aquecimento global (G.W.P.) e nenhum potencial de deterioração da camada de ozônio (O.D.P.);
- O R-32 é ligeiramente inflamável;
Risco de Incêndio?
Uma única preocupação que o R-32 levanta é que, em comparação com o R-410A, por exemplo, ele tem um índice de inflamabilidade um pouco maior. Na escala da ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado), ele está um nível acima do R-410A, que consta na escala como “não inflamável”, enquanto o R-32 consta como “levemente inflamável”.
Porém, não é algo que seja de grande preocupação também, uma vez que seria necessário um grande vazamento em um ambiente muito amplo, e bem mais do que um fósforo ou um isqueiro para fazer o fluido incendiar.
A única alternativa oferecida até hoje ao R-32, foi o R-290, que apesar de similar e até um tanto mais eficiente em alguns aspectos, tem alto nível de inflamabilidade.
Fontes:
- https://blog.centralar.com.br/entenda-quais-sao-os-beneficios-em-utilizar-o-gas-r-32/
- https://www.daikin.com.br/blog/index.php/2019/08/14/fluido-refrigerante-conheca-o-gas-r32/
- https://www.danfoss.com/pt-br/about-danfoss/our-businesses/cooling/refrigerants-and-energy-efficiency/refrigerants-for-lowering-the-gwp/r32/
- https://www.webarcondicionado.com.br/gas-refrigerante-r-32-ar-condicionado-e-aquecimento-global
- https://blog.centralar.com.br/entenda-quais-sao-os-beneficios-em-utilizar-o-gas-r-32/
En general los refrigerantes clasificados como A2L se caracterizan por ser de ligera inflamabilidad y baja toxicidad por lo que pueden ser utilizados en equipos de aire acondicionado de uso domestico tipo Split. El refrigerante R32 queda dentro de esta clasificacion. Primero porque es un gas poco inflamable, ya que su velocidad de combustion es baja y segundo, porque es un refrigerante muy poco toxico. Precisamente por ser un gas puro y no una mezcla, a diferencia del R410A, el gas R32 es facilmente reciclable y utilizable, ademas de que permite recargar un sistema que ha perdido parte del gas sin que se modifique su composicion. Su uso tiene un menor impacto en el medio ambiente en comparacion con sus predecesores.