MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE

MANUTENÇÃO DE AR-CONDICIONADO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE

Se não podemos fugir do calor, o jeito é se refrescar da melhor forma possível, não é mesmo? Porém, todo cuidado é necessário nessas horas. Ficar doente no calor é uma experiência bem ruim e desagradável. Não recomendamos isso a ninguém! Por isso, alguns cuidados em épocas de calor são essenciais para você poder aproveitar os dias sem correr o risco de ficar doente. Neste texto vamos falar dos cuidados que você deve ter com o ar-condicionado.

Nossa região enfrenta alta da temperatura e isto tem levado a população a utilizar sistema de climatização para atenuar o intenso calor. E é aí que está o perigo: os aparelhos de ar-condicionado podem estar contaminados por sujeiras em seu interior, sendo um habitat para bactérias e vírus.

A importância da limpeza do ar-condicionado

Um dos pontos mais importantes da manutenção do nosso ar-condicionado é precisamente a limpeza. Não é difícil perceber o porquê: como normalmente usamos o ar-condicionado em espaços fechados, o ar não se renova. Então, os filtros do ar-condicionado tornam-se o depósito ideal para todo o tipo de bactérias. Por outro lado, a falta de cuidado com o sistema de drenagem/arrefecimento faz com que a água fique parada, um ambiente perfeito para o desenvolvimento de colônias de bactérias.

A importância da limpeza resume-se a três pontos:

  • Mais conforto e comodidade para os seus usuários, já que o aparelho vai funcionar sempre em condições ideais;
  • Prevenir problemas de saúde pública, devido à acumulação de bactérias e substâncias nocivas nos filtros;
  • Diminuir os gastos e despesas com tarefas de manutenção corretiva e/ou indenizações por problemas de saúde pública.

 Já mencionamos acima a importância da limpeza do ar-condicionado para prevenir problemas de saúde pública. Mas será que o risco é assim tão grande?

Contaminação do ar

 Vamos fazer um flashback até ao último inverno. Lembra-se daquela época em que todo mundo no escritório estava resfriado? A verdade é que todas as doenças que se contagiam por via aérea são difíceis de conter. Ainda assim, as unidades de ar-condicionado podem contribuir para armazenar e espalhar bactérias, fungos, vírus e pólens.

Por isso ouvimos algumas pessoas repetir muitas vezes que o “ar-condicionado faz mal” ou que “ficam logo roucas e doentes”. Há mesmo um fundo de verdade nisso. Felizmente – e estas são as boas notícias – a prevenção não é difícil. Primeiro, manter a limpeza dos filtros e o exterior do aparelho. Depois, é preciso arejar todos os espaços coletivos durante todo o ano.

Prevenir a Legionella

Mas se a questão da contaminação do ar é relativamente fácil de resolver com alguns cuidados, o mesmo não se pode dizer da Legionella pneumophyla. Está bactéria causa a legionelose, doença pouco conhecida, mas que pode resultar em graves complicações, incluindo a morte em situações extremas.

Vale a pena voltar um pouco atrás no tempo: a doença foi identificada em 1977. No ano anterior, um grupo de veteranos da Legião Americana encontraram-se em um hotel na Filadélfia. Cerca de 180 foram infectados pela doença e 29 morreram. Mais tarde, descobriu-se que a contaminação tinha ocorrido por meio do sistema de refrigeração central.

Já no Brasil, a mesma bactéria foi o motivo da morte, em 1998, do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta.

Sintomas da Legionella

O diagnóstico da doença não é simples, já que a manifestação nos exames de raios X é muito discreta. A pessoa infectada, contudo, fica bastante debilitada e apresenta sinais que podem levar à suspeita da legionelose.

Os primeiros sintomas são dores de cabeça, dores musculares e febre alta. O quadro pode evoluir ainda para tosse, falta de ar e dores no peito. Ao identificar esses sintomas, é preciso buscar ajuda médica o quanto antes, já que o diagnóstico precoce auxilia o tratamento, feito à base de antibióticos.

Pessoas com mais de 45 anos, fumantes ou ainda pacientes com baixa imunidade fazem parte do grupo de risco. Como a bactéria se prolifera via gotículas de água, não existe risco na transmissão de pessoa para pessoa.

O que diz a lei sobre a manutenção de ar-condicionado?

Uma vez que a limpeza (ou a falta dela) tem implicações reais a nível de saúde pública, muitos países adotaram legislação e regulação específica.

No Brasil foi implementado o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle. Trata-se de um conjunto de normas válidas para todos os edifícios de uso público e coletivo. Ou seja, uma compilação de todos os procedimentos para verificar o estado de manutenção, limpeza e conservação de todos os sistemas de climatização. O objetivo é que todas as infraestruturas e edifícios com climatização estejam livres de fungos, bactérias, ácaros e outros potenciais riscos à saúde pública.

Realize a limpeza preventiva em seu aparelho e previna-se

A Clima Nobre opera com um corpo técnico de especialistas refrigeração e estes irão realizar o processo no próprio local, e este processo pode ser acompanhado pelo cliente. Primeiramente, nossos técnicos realizam a desmontagem do equipamento, para a limpeza que será completa, em todos os itens do seu equipamento de ar-condicionado: rotor, serpentina, turbina, bandeja, filtros.

Cuide do ar que você respira, previna-se contra a Legionella e também contra outras doenças transmitidas pelo aparelho de ar-condicionado sujo.

Referências:

  • http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/limpeza/
  • http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornalismo-e-saude/uma-bacteria-que-mata-cinco-mil-brasileiros-por-ano/
  • http://www.aerisrs.com.br/legionella-no-brasil-e-o-ar-condicionado
  • https://www.h9j.com.br/suasaude/paginas/conhe%C3%A7a-a-bact%C3%A9ria-do-arcondicionado-e-saiba-evitar-a-legionelose.aspx
  • http://doutordoarcondicionado.com.br/blog/vitrinelateral/legionella-esta-associada-a-falta-de-limpeza-em-aparelhos-de-ar-condicionado/
  • https://atarde.uol.com.br/saude/noticias/2027150-falta-de-limpeza-em-ar-condicionado-pode-causar-doencas-saiba-quais
  • https://blog.infraspeak.com/pt-br/manutencao-de-ar-condicionado/

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *