Fluido Refrigerante – Parte II (Fluido Ecológico – R410 A)

Fluido Refrigerante – Parte II (Fluido Ecológico – R410 A)

O que é o Fluido Ecológico?

O fluido ecológico se classifica como todo aquele que não emite CFCs (clorofluorcarbonos), que são substâncias à base de cloro muito prejudiciais à saúde das pessoas e ao meio ambiente também.

Entenda a Camada de Ozônio

Os CFCs causam danos à camada de ozônio na estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), responsável por proteger a Terra contra a radiação solar, porque as moléculas da sua composição se ligam com substâncias da camada de ozônio, transformando os elementos nela em produtos mais leves. Por causa disso, as novas substâncias que são formadas a partir dessa mistura se desprendem da camada de ozônio e a deixam mais fina, ou seja, “buraco na Camada de Ozônio”. Sem a camada de ozônio, os raios ultravioletas B (UVB) poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta. A capacidade de fotossíntese das plantas seria reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergia nas pessoas aumentariam muito.

Tentativas de diminuir os malefícios

Em 1987, 47 países assinaram o Protocolo de Montreal, um documento com o objetivo de reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio que passou a vigorar dois anos depois. Com isso, vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC) e já chegou a ter a uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial dessa substância.

Fluido ecológico R410 A

O fluido R410A é chamado de ecológico porque não possui CFCs (clorofluorcarbonos). O R410A é formado por HFC (hidrofluorcarboneto) e seu GWP é de 2088 e, portanto, é considerado que ele não agride a camada de ozônio e possui baixíssima contribuição no aquecimento global.

Além disso, ele foi desenvolvido para substituir o R-22 (HCFC R-22) que até então era utilizado em todos os aparelhos de ar-condicionado. O gás R410 A é hoje utilizado nos aparelhos com tecnologia inverter e modelo split, não é tóxico e nem inflamável.

Fontes:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *